Dra Sandra Portela – Ginecologista e Terapeuta Sexual

O Ginecologista possiu uma especialidade rara, que permite atender a mulher em todas as fases de sua vida, desde a infância até a velhice. Passamos pela fase da adolescência, que apesar dos pais acharem uma fase dificil, é uma fase maravilhosa e que quando bem orientada, nos trará uma adulta bem consciente de suas qualidades, respeitando a vida que há em si e aos outros.

Passamos pela gestação. Um momento mágico onde acompanhamos o desenvolvimento de uma nova vida. Acompanhar o momento da gestação e do parto é poder presenciar um verdadeiro milagre. É um momento tão maravilhoso que nos faz entender a grandeza dessa vida.

Mas nem tudo é tão prazeroso, passamos por fases difíceis como por exemplo, no atendimento de muheres que não conseguem engravidar ou que estão passando pelo câncer. Mas esses momentos nos mostram nossa humanidade, e com muita humildade poderemos ajudar essas mulheres rumo a suas curas.

UM GINECOLOGISTA PARA CHAMAR DE SEU.

A Dra Sandra Portela é Médica Ginecologista em Goiânia. Atende atualmente no consultório em Goiânia e faz parte da equipe de Ginecologista do Hospital Geral de Goiânia.

Formada em medicina pela Universidade Federal de Goiás. Realizou residência médica em Ginecologia/Obstetrícia, em São Paulo, no Complexo Hospitalar do Mandaqui – SUS– SP.

Atuou como Ginecologista/Obstetra por 20 anos, realizando muitos partos na cidade de São Paulo e em Goiânia.

Realizou pós-graduação em Terapia sexual, em São Paulo, tendo feito atendimento especifico nesta área (Terapia Sexual Feminina e Masculina), no Hospital Geral de Goiânia, por 10 anos. Hoje esse ambulatório não existe mais.

Atualmente, atende em consultório particular, mulheres especialmente na fase da menopausa e em todas as fases da vida que deseja orientação para melhorar sua sexualidade.

Dra Sandra Portela. Ginecologista e Terapeuta Sexual.

QUEM É O GINECOLOGISTA?

Este médico, avalia e trata os problemas dos orgãos genitais femininos. Orienta as rotinas de prevenção para a saúde reprodutiva da mulher.

Ou seja, ajuda as mulheres a passarem por fases da vida que são até fisiológicas, mas que às vezes levam a algum deconforto.

Orienta as mulheres, para que tenham uma vida bem mais saudável, em sua integralidade.

Ginecologista. consulta giencológica

COMO É FEITA A FORMAÇÃO DO GINECOLOGISTA?

Após 6 anos de faculdade, o médico passa pela especialização em residência médica. Essa formação é bem concorrida e infelizmente nem todos os médicos após sua graduação, conseguem entrar em uma residência médica.

São realizados então 3 anos de especialização em Ginecologia /Obstetrícia. Sim, essas áreas, andam juntas.

 Após os 3 anos de especialização, muitos médicos seguem se apromorando em outras sub especializações, para se aprofundarem mais em determinadas áreas de maior interesse.

Alguns atuam mais em obstetrícia, outros em cirurgia ginecológica, ou em atendimento de adolescentes, ou de menopausa, de infertilidade ou até em sexualidade.

O QUE TRATA UM GINECOLOGISTA?

Acompanhamos e tratamos as mulheres em todos os ciclos de vida.

Após o nascimento, quem faz o acompanhamento é o pediatra, mas qualquer mal formação  nos genitais essa criança passa a ser acompanhada pelos dois profissionais.

Na adolescência:

Vamos orientar sobre o ciclo menstrual, vida sexual e outras dúvidas que possam aparecer para a cliente adolescente e sua família. Tratamos também quando apresenta alterações do ciclo menstrual ou qualquer problema ginecológico.

Nem sempre precisamos realizar o exame físico nessa primeira consulta (esse é o maior medo da adolescente).

A adolescente tem direito pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a sua privacidade na consulta médica. É importante iniciar a consulta já nessa fase, para que essa adolescente possa se informar dos cuidados com seu corpo, seu ciclo menstrual e até sobre sua sexualidade.

Ter informações sobre essa sexualidade necessariamente não quer dizer que a vida sexual iniciará agora, mas ter informações a respeito, até ajuda na decisão de quando e com quem será o melhor momento para inicia-la.

consulta ginecologica do adolescente

Na fase adulta:

Existe uma rotina de exames de prevenção, para câncer ginecológico. Após os 25 anos iniciamos a coleta do exame de colpocitologia (conhecido como exame de papanicolau). Após os 40 anos iniciamos com o exame de mamografia para prevenção do câncer de mama.

É claro que poderemos solicitar exames diferentes destes, independentemente da idade da paciente, a depender da história clínica e do exame físico.

 A consulta ginecológica, não é apenas para coleta de exames. O exame físico é muito importante. Podemos realizar diagnósticos apenas com a história clínica (o que a paciente nos relata) e com o exame físico. Os exames solicitados, são exames complementares (para ajudar quando fica duvidas no exame físico).

consulta ginecológica

No envelhecimento:

Sim, a mulher continua realizando os exames ginecológicos de rotina por toda a vida. Algumas mulheres entendem que já que não estão mais na fase reprodutiva, já que não tem mais vida sexual ativa, não precisam de realizar essa rotina.

Isso não é uma verdade. Alguns exames não serão mais necessários, outros exames começarão a serem realizados nessa fase, mas a consulta e o exame físico, deverão serem realizados para toda a vida.

Não precisam ter medo desse exame, há formas de realiza-los dentro de um certo conforto para a mulher. Além da atrofia vaginal, o que mais atrapalha é o medo. Com ele, nosso corpo fica tenso, a vagina se contrai e aí o exame fica realmente mais difícil.

Converse com seu ginecologista e explique seu medo e nervosismo, só assim poderemos te ajudar da melhor forma.

consulta ginecológica no envelhecimento

O que especificamente trata o ginecologista?

  • – Orientação quanto a métodos anticoncepcionais
  • – Orientação pré concepcional
  • – Casos iniciais de infertilidade
  • – Pré natal e parto (para quem continua fazendo Obstetrícia)
  • – Problemas nas mamas
  • – Problemas no útero (dor de cólica, fluxo menstrual aumentado, irregularidade menstrual)
  • – Problemas nos ovários (cistos)
  • – Dor pélvica (miomatose, adenomiose, endometriose, infecções pélvicas)
  • – Problemas vaginais e na vulva (corrimento, coceira, ardor, odor, feridas, nódulos)
  •  – Além da rotina para prevenção de câncer ginecológico
consulta ginecológica

O QUE É FEITO NA PRIMEIRA CONSULTA COM O GINECOLOGISTA?

Aqui depende da idade da paciente:

Em adolescentes:

Essa primeira consulta muitas vezes é feita para orientação. Vamos acolher essa adolescente e avaliar suas queixas e dúvidas. Algumas vezes são dúvidas da mãe. O exame ginecológico nem sempre é necessário nessa consulta. A adolescente deve ser ouvida, e em caso de negativa para se reexaminada, poderemos marcar uma próxima consulta para isso

Na fase adulta:

Na fase adulta, além de tratar uma queixa específica que a paciente possa ter, daremos início aqui aos exames para prevenção do câncer ginecológico, orientação sobre métodos contraceptivos ou orientação para o preparo de uma futura gestação. Para que essa consulta seja realizada da melhor forma possível, veja as dicas a seguir.

5 DICAS PARA A MULHER SE PREPARAR PARA A CONSULTA GINECOLÓGICA:

  1. Não se preocupe com a depilação. Existe um mito de que a mulher precisar estar depilada para passar na consulta. Isso não é uma verdade. É claro que a depilação pode ser feita. O importante é que você se sinta confortável
  2. De maneira nenhuma faça duchas vaginais. Precisamos examinar e ver a secreção que realmente está presente na vagina, para fazer um melhor diagnóstico e com isso um melhor tratamento. Além do que, as duchas vaginais alterarão as defesas naturais da vagina (os lactobacilos).
  3. Anote suas dúvidas, para não se esquecer de nada. A correria da vida e a ansiedade com assuntos que serão abordados, poderão fazer você se esquecer de algo importante. Leve uma lista com suas dúvidas e esclareça todas.
  4. Lembre-se de levar seus exames anteriores. Isso poderá ajudar no raciocínio clinico e evitar que sejam solicitados exames desnecessários.
  5. Leve a lista com as medicações que você está usando. Algumas medicações podem sofrer alterações de outras. Saber o que você está usando pode facilitar para seu médico, na hora de decidir sua prescrição.
consulta ginecológica

Fonte:

1ª CONSULTA DA ADOLESCENTE

EXAMES DE GINECOLOGICOS DE ROTINA

1ª CONSULTA GINECOLOGICA

RASTREIO DE CANCER DE COLO UTERINO

Veja mais:

DOR NA RELÇÃO SEXUAL

GINECOLOGISTA E TRATAMENTO DA MENOPAUSA

GINECOLOGISTA E A FALTA DE DESEJO SEXUAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?